SilentIdea 4.0
SilentIdea 4.0: o mais completo gerador de mensagens subliminares para fins de desenvolvimento pessoal. Agora, contando com recursos de apoio ao estudo de idiomas e leitura dinâmica.

Conheça a nova versão com muito mais recursos. Clique aqui para fazer o download e testá-lo gratuitamente.

Subliminal messages

Definições e imagens com mensagens subliminares

Típica e mais famosa imagem com mensagem subliminar

imagem com mensagem subliminar em flores

A percepção subliminar é muitas vezes induzida por profissionais de comunicação que enviam mensagens através das quais você recebe e responde a informação e a instruções sem estar sabendo disto. Mensagens na forma de palavras impressas, imagens e vozes apresentadas muito rapidamente ou muito disfarçadas saltam o seu nível consciente de percepção e atingem seu subconsciente. Qualquer coisa percebida conscientemente pode ser avaliada, criticada, discutida e possivelmente rejeitada. Qualquer coisa apresentada subliminarmente para o seu subconsciente não encontra resistência. Esta informação subliminar é armazenada no seu cérebro e se torna capaz de influenciar seus julgamentos, comportamentos e atitudes.

O uso de técnicas subliminares de comunicação na mídia impressa tem acontecido nos Estados Unidos pelo menos desde o período da Primeira Guerra Mundial. Por exemplo, a primeira página do jornal The Saturday Evening Post durante 1917 incorporou a palavra "sexo" embutida. Caso os leitores percebessem uma palavra ou imagem estranha ao contexto embutida na página, eles iriam desprezá-la como uma piada, um erro acidental, um acidente ou um produto das suas imaginações.

Vários experimentos comerciais com mensagens subliminares foram conduzidos por volta dos anos 50. Em 22 de junho de 1956, a BBC experimentou com projeção de imagens subliminares na TV. Imagens foram piscadas na tela numa velocidade que as impedia de serem percebidas conscientemente, mas mesmo assim elas deixaram marcas na mente subconsciente dos espectadores. O experimento da BBC foi seguido de experimentos pela Canadian Broadcasting Corporation, Mexico's Televisa commercial TV and radio network, US TV station WTWO e muitas outras.

As experiências não ficaram limitadas à televisão. Em 1958, a estação de rádio WAAF em Chicago divulgou comerciais "subaudíveis". A KOL de Seattle divulgou mensagens difíceis de serem ouvidas abaixo da música tocada pelos seus disc jockeys. "How about a cup of coffee?" foi uma, e "Someone's at the door" foi outra. Em 8 de dezembro de 1972, o New York Times publicou que a In-Flight Motion Pictures iria começar a vender comerciais embutidos nos filmes que eles iriam distribuir para todas as principais companhias aéreas. Supermercados por todo o país estão reduzindo roubos numa taxa de 30 a 50 por cento emitindo mensagens subliminares tais como "Eu não roubarei" e "Nós estamos te vigiando". A companhia Stimutech, de East Lansing, Michigan chegou a vender um sistema de vídeo computadorizado que piscava mensagens subliminares na TV enquanto os espectadores assistiam à programação normal. Mensagens subliminares foram preparadas por equipes de psicólogos que usaram ideias freudianas para modificar padrões de pensamento e comportamento do espectador.

O mais conhecido experimento com mensagens subliminares foi conduzido pelo pesquisador de marketing e psicólogo James Vicary em 1957 durante a apresentação do filme Picnic. A cada 5 segundos as expressões "Com fome? Coma pipoca. Beba Coca-Cola." foram projetadas por 0,003 segundos. Aquilo foi extremamente rápido. O que você vê na imagem abaixo, por exemplo, pisca por 0,04 segundos. As vendas de pipoca e Coca naquele cinema aumentaram 57,8 por cento e 18,1 por cento respectivamente.

imagem com mensagem subliminar de sexo piscando

Numerosas pesquisas após este experimento confirmaram sem deixar sombra de dúvidas que mensagens subliminares funcionam. Quando a indústria da propaganda e agências do governo entenderam o potencial das mensagens subliminares, eles começaram a investir milhões no desenvolvimento e aperfeiçoamento de técnicas subliminares, que podem ser usadas não apenas para marketing, mas também para pregação ideológica e controle da mente.

Mas como algo que não notamos sua presença afeta nosso comportamento? Bem, não notado não quer dizer não visto. Vamos primeiramente entender como nossa percepção funciona. Como você sabe, nossa mente consiste em duas partes que interagem entre si: o consciente e o subconsciente. O subconsciente opera abaixo do nível da percepção consciente, ele controla reflexos, funções automáticas e trata o processo de armazenagem de informações recebidas. O subconsciente é capaz de processar 20.000 bits de informação simultaneamente, enquanto o consciente é capaz de lidar com muito menos informação ao mesmo tempo.

Ao invés do simplismo dos cinco sentidos de Aristóteles, há ao menos trinta e sete portas de entrada de informação conhecidas e diferenciadas no cérebro. Todas as informações detectadas por estes canais são enviadas para o cérebro e absorvidas, porém, apenas os dados muito concretos e relevantes são passados à mente consciente após terem sido processados e reduzidos. Todo o resto permanece ignorado. Um bom exemplo disto é o "efeito coquetel de festa": você pode conversar com um amigo em uma festa abarrotada de gente e ainda assim ouvir e entender o que ele diz no ambiente barulhento. Você pode simultaneamente ignorar o que outras pessoas próximas estão dizendo, mas se alguém do outro lado da sala subitamente menciona seu nome, você irá notar aquele som e responder a ele imediatamente. Não apenas o seu nome imediatamente dispara sua atenção, como você habitualmente se põe a par da inteira sentença que foi pronunciada pela pessoa.

Desta experiência, nós podemos aprender que nosso cérebro grava tudo que acontece ao nosso redor. Interessante é que certas palavras como SEXO, SANGUE, MORTE e outras têm o mesmo efeito no disparo da nossa atenção como o nome. Assim, somente a informação considerada como relevante vai para o consciente. Informação sem importância, estímulos curtos ou vagos são armazenados no subconsciente sem nunca serem percebidos conscientemente. É importante frisar que elas não são descartadas, mas armazenadas. T U D O que você tem experimentado na sua vida, desde cada face estranha que você observou numa multidão a cada teia de aranha que você fuçou na infância, podem ser recuperados da sua memória por hipnose ou por estimulação elétrica das células do cérebro nos lóbulos temporais. Assim, tudo que foi posto subliminarmente no seu cérebro irá estar lá para sempre e em determinadas circunstância irá determinar uma reação em você. Isto não quer dizer que mensagens subliminares determinam suas reações de modo inexorável. A opinião aceita é de que as mensagens subliminares reforçam, intensificam e aceleram reações em pessoas que já são predispostas a reagir ao conteúdo das mensagens. Mas eu penso que ninguém pode ter certeza disto.

A mensagem subliminar mais comum é S E X O.

imagens com mensagens subliminares em anúncios

Clique nas imagens para destacar se você não conseguir ver as mensagens subliminares embutidas.

Clone High E09 (clique para ver uma imagem animada).

imagem com mensagem subliminar na fumaça

Novo X-men número 118.

imagem com mensagem subliminar no cabelo

Instantâneo de House

imagem com mensagem subliminar na parede

Harry Potter

imagem com mensagem subliminar em quadro

Demonização sutil de Donald Trump pela revista Time

imagem com mensagem subliminar demonizando Donald Trump

Uma vez que quase todas as pessoas têm uma forte afinidade por sexo, uma mensagem sexual subliminar irá ser a mais efetiva. Embutida em um certo produto, supõe-se que irá disparar a atenção dos espectadores, suas emoções e aumentar a afinidade deles pelo produto. Infelizmente, como você verá por si mesmo, este princípio tem sido pesadamente mal usado, abusado e mal aplicado. Sexualidade exagerada e pornográfica pode ser facilmente encontrada em propagandas, filmes familiares, desenhos animados e produtos infantis.

A famosa presença de S E X no pôster de Farrah Fawcett no seu cabelo:

imagem com mensagem subliminar no cabelo

Este pôster foi uma das mais famosas lendas urbanas dos anos 70. Sempre foi estranho o porquê desta imagem em particular ter se tornado tão popular (acima de 12 milhões de cópias foram vendidas). Afinal de contas, havia muitos outros pôsteres de mulheres nuas e atraentes à venda.

A palavra S E X O em mídia impressa é costumeiramente embutida em cabelos, dobras de roupas, linhas faciais ou superfícies rústicas. Frequentemente algum emaranhado é adicionado para disfarçar a mensagem, como no instantâneo de House, ou a palavra pode ser apresentada como ssex ou sexx, etc.

Padrões que lembram letras podem ocorrer naturalmente nestes meios. Um artista pode procurar por estes padrões e começar por ali. Por exemplo, no comercial seguinte, a letra "X" já está formada pelas costuras da camisa do rapaz. Então, a sombra da sua mão foi modificada um pouco para parecer um "E" e a letra "S" apresentada como supostamente uma ondinha da água no espaço sob o seu braço.

imagem com mensagem subliminar na roupa

Na próxima imagem, a palavra SEXO está disfarçada na coroa.

imagem com mensagem subliminar na coroa

A Ilha Desabitada 2. No oitavo minuto do filme, uma câmera move-se lentamente e foca numa parede por dez segundos. Muito claramente a palavra SEX aparece gravada na pedra. O quadro de família próximo serve como camuflagem para uma outra palavra SEX. Esta é apenas uma das muitas ocorrências ao longo do filme. Ironicamente, o filme trata de uma elite que usa meios de controle da mente para manipular pessoas coforme seus interesses.

imagem com mensagem subliminar no vídeo

Clique aqui para o trecho do vídeo.

Uma outra técnica interessante é a adição de imagens sem forma definida do tipo que você vê quando olha na superfície de um líquido ondulante ou em nuvens no céu. Estas imagens distorcidas, frequentemente até grotescas, servem como um disfarce para a imagem real que fica oculta no fundo (folhagem, flores, paisagens, reflexos em garrafas, cubos de gelo, etc.). Embora isto não seja conscientemente óbvio, pode muito bem se tornar óbvio para o nosso subconsciente e ficar gravado nele. Um número surpreendentemente alto de simbolismo subliminar de símbolos de morte também é utilizado - crânios escondidos em cubos de gelo, nuvens, etc., a palavra MORTE muitas vezes escondida em fundos. Durante o desenvolvimento evolucionário dos humanos, a percepção subliminar foi certamente envolvida com sobrevivência e adaptação. Inovadores criativos como artistas, poetas, escritores e compositores têm utilizado a potencialidade subliminar do homem por muitos séculos. Em ao menos um quadro de Rembrant, por exemplo, um SEXO oculto aparece (pronunciado como seks em holandês). Pinturas de Monet também possuem muitas ocorrências deste tipo.

Usando o SilentIdea para aprender idiomas .

Treinamentos com mensagens subliminares podem ser mais eficientes.

Saiba como criar mensagens subliminares eficientes .

Veja aqui mais informações sobre mensagens subliminares .

Leia também: melhorando a inteligência emocional!

Veja: Atuando sobre o corpo com a mente .

Leia mais sobre auto-hipnose e como combiná-la com mensagens subliminares.

Qualquer pergunta sobre este produto, envie e-mail para codelines@codelines.com ou ligue para (11) 3275-1229.