SilentIdea 4.0
SilentIdea 4.0: desde 2003, o mais completo gerador de mensagens subliminares para fins de desenvolvimento pessoal. Agora, contando com recursos de apoio ao estudo de idiomas e leitura dinâmica.

Conheça a nova versão com muito mais recursos. Clique para fazer o download e testá-lo gratuitamente.

Tutorial para adicionar mensagem subliminar em imagem de fundo

No tutorial exibido no vídeo abaixo deste texto, vamos usar um software gratuito para atender a pessoas que não tenham capital para investir num software caro como o Photoshop. O software escolhido foi o Gimp e pode ser baixado como informaremos a seguir. O vídeo pode ser assistido sem a leitura deste texto, pois foi feito numa velocidade que permite o entendimento, mas, se surgirem dúvidas, este texto ajudará a entender o que está sendo feito no vídeo.

Vamos criar um texto sobre a imagem de fundo usando a própria textura da imagem para que se possa disfarçar melhor o texto sobre o fundo. Há duas opções quando se faz isto. Uma é remover a cor das letras do texto deixando-o transparente e usar apenas a forma das letras como máscara de seleção para transformar o conteúdo delimitado pela máscara na imagem de fundo e assim criar como que um fantasma do texto sobre o fundo. Outra é fazer uma cópia do que a máscara delimitou sobre o fundo, eliminar a máscara de seleção e colar o texto sobre a imagem de fundo procurando posicioná-lo sobre ela de forma que fique melhor dissimulado mesmo que ainda algo visível pela descontinuidade da imagem contida nas letras com o fundo. Neste tutorial, usaremos o primeiro método diminuindo o brilho no interior da região delimitada pelas letras na imagem de fundo.

Baixando o software editor de imagens gratuito Gimp.

O Gimp pode ser baixado do seu site nesta página. Ali você vai encontrar versão para Windows, Linux e MacOSX. Escolha o tipo de sistema que você usa no seu computador. Nesta mesma página, há downloads da documentação para diferentes idiomas, inclusive português.

Criando a imagem.

Após baixar e instalar o programa, vamos entrar nele e clicar no menu "Arquivo" e em "Abrir" para abrir uma imagem de fundo previamente obtida na web.

Escolhi uma imagem de gramado como se vê abaixo. Após abrir a imagem, vamos aumentar o zoom para que ela fique num tamanho mais confortável para trabalhar nela. No menu "Visualizar" nós podemos fazer isto ou então usando como atalho de teclado a tecla SHIFT pressionada enquanto clicamos na tecla +.

A seguir, vamos escrever o texto "SE É BAYER, É BOM" para deixá-lo dissimulado no fundo gramado. Esta é uma imagem que sugere alta qualidade dos produtos de uma marca e serve como exemplo de uso das mensagens subliminares para atrair consumidores para a marca.

Vamos dividir o texto em duas partes: "SE É BAYER, " E "É BOM". A primeira parte, vamos por na parte de cima do gramado e a segunda na parte mais abaixo.

Para escrever o texto, usaremos a ferramenta de texto que é representada no conjunto de ferramentas por um ícone na forma da letra "A". Os ícones contendo as ferramentas ficam na parte superior esquerda da janela do Gimp.

Quando clicamos sobre o ícone da ferramenta de texto para selecioná-la, aparece à esquerda da imagem o conjunto das opções para configurar a ferrameta de texto. Entre estas opções há a fonte (tipo de letra), o tamanho das letras e a cor.

Agora, vamos configurar a fonte do texto. Esta é a primeira opção e, ao lado da palavra "Fonte", se vê um retângulo branco com duas letras dando uma amostra da aparência da fonte selecionada. Clicando sobre o retângulo branco, uma lista de fontes se expande para que escolhamos a fonte desejada. Para este exemplo, escolhi a fonte "Freestyle Script" e logo abaixo dela escolhi o tamanho 52 px.

Mais abaixo, temos a opção "cor" para o texto. A cor pode ser qualquer uma, mas vamos escolher o azul claro. Dando um clique no retângulo da cor, uma janela se abrirá para escolhermos a cor a ser usada. Nesta janela de escolha de cor, há um retângulo grande à esquerda e um fino e vertical à sua direita mostrando um degradê com um traço fino horizontal no meio dele. Posicionando o mouse sobre o traço fino e deslizando-o para cima e para baixo, vemos o degradê no retângulo grande mudar para refletir uma variedade de tons da cor onde o tracinho se encontra no retângulo fino. Podemos então clicar num ponto do retângulo grande onde esteja o tom da cor desejada para selecioná-la como a cor do texto e dar um Ok.

Com a ferramenta de texto selecionada, ao clicar sobre um ponto qualquer da imagem e arrastar, surge um retângulo contendo retângulos menores em cada um dos seus cantos que servem como alças para redimenssioná-lo. Este retângulo é que vai acomodar o texto digitado dentro dele. Alargando-o e aumentando sua altura, podemos ajustar o texto melhor na imagem. Podemos então digitar o texto desejado, mas antes vamos selecionar negrito e itálico como estilo para as letras e deixaremos no teclado o Caps Lock ligado para o texto ficar em maiúscula.

Após digitar o texto, notamos que aparece uma nova camada na lista de camadas que fica na parte inferior direita da janela do Gimp. Cada novo texto adicionado irá se acumulando como uma nova camada à lista. Para modificar um elemento de uma camada, precisamos clicar sobre a camada para torná-la a camada ativa.

Agora, vamos precisar transformar o texto recém digitado numa forma chamada "vetor" para poder usar a forma do texto como uma máscara de seleção do conteúdo na camada abaixo do texto que contém a grama. Desta forma, poderemos atuar exclusivamente naquela parte da imagem do gramado delimitada pela forma das letras do texto. Fazemos isto dando um clique com o botão esquerdo do mouse sobre a camada do texto na lista de camadas para selecioná-la e, a seguir, clicamos com o botão direito sobre ela. No menu suspenso que será exibido, clicaremos na opção "Texto para vetor". Em seguida, clicaremos no menu "Selecionar" no topo da janela e selecionaremos dentro dele a opção "De vetor". Veremos que o contorno do texto exibirá uma linha cintilante. Clicando sobre o ícone de olho à esquerda do nome da camada do texto na lista de camadas, a camada do texto se oculta deixando apenas a máscara de seleção sobre a imagem de fundo. Agora, clicando na camada da imagem de fundo para ativá-la, poderemos atuar sobre aquela região delimitada pelo contorno de linhas cintilantes no formato do texto.

Clicamos então no menu "Cores" na barra de menus do Gimp. Descendo para o meio da lista de opções, vamos encontrar "Brightness-contrast" (brilho e contraste). Clicando nela, aparece uma janela onde podemos modificar o brilho da imagem contida no interior das formas das letras. Vamos diminuir o brilho até o valor -50 e dar um Ok. Agora, selecionaremos a ferramenta de seleção retangular no conjunto de ferramentas para clicar numa área qualquer e remover a seleção.

Ficamos com a imagem de fundo modificada naquela região do contorno das letras. O texto aparece ainda visível, mas já misturado à imagem de fundo numa certa medida. Se quisermos diminuir este destaque, poderemos diminuir o escurecimento clicando no menu "Editar" e em "Desfazer". O texto voltará a ficar selecionado e, clicando em "Desfazer" novamente, o fundo ficará recuperado para que possamos novamente escurecê-lo numa medida menor. Mas a ideia aqui é que este fundo receberá sobre ele as letras de um texto que servirão como um novo elemento de dissimulação como se este fundo estivesse sendo usado numa página web.

Repetiremos o mesmo procedimento para criar um texto abaixo deste contendo a segunda parte da mensagem que é "É BOM". Neste caso, porém, faremos um escurecimento maior do texto já que a porção da imagem de fundo em que ele será criado é mais escura do que a de cima. Usaremos uma diminuição de brilho de -75.

Agora que já temos as duas partes do texto da mensagem criados sobre a imagem de fundo, vamos adicionar um texto numa cor que contraste bem com as cores do gramado. Clicaremos na ferramenta de texto e selecionaremos como fonte a "MS Sans Serif" no tamanho 14 e usaremos a cor branca. Clicando sobre a imagem de fundo e arrastando o mouse, um retângulo acompanhará o movimento do mouse. Façamos que este retângulo compreenda todo o espaço ocupado pela mensagem de texto gravada na grama. O que digitarmos dentro deste retângulo, irá se sobrepor ao texto ajudando a dissimulá-lo ainda mais.

A qualquer momento que queiramos ver o texto disfarçado em destaque, basta que cliquemos no espaço ao lado do nome das camadas do texto subliminar para que a camada volte a ficar visível e exiba a cor azul claro dando destaque para o texto.

Vídeo do tutorial