SilentIdea 4.0
SilentIdea 4.0: desde 2003, o mais completo gerador de mensagens subliminares para fins de desenvolvimento pessoal. Agora, contando com recursos de apoio ao estudo de idiomas e leitura dinâmica.

Conheça a nova versão com muito mais recursos. Clique para fazer o download e testá-lo gratuitamente.

Subliminal messages

Sonhos lúcidos

Sonhando lucidamente: controlando o enredo dos seus sonhos

Visão geral

O sonho lúcido acontece quando você está ciente de que está sonhando.

Você é capaz de reconhecer seus pensamentos e emoções enquanto o sonho acontece.

Às vezes, você pode controlar o sonho lúcido . Você pode ser capaz de mudar as pessoas, o ambiente ou o enredo. Esse tipo de sonho controlado pode reduzir potencialmente os pesadelos e a ansiedade .

Continue lendo para aprender mais sobre sonhos lúcidos - o que é, quando ocorre e o que você pode fazer para vivenciá-los.

Quando ocorre o sonho lúcido

Quando você dorme, seu cérebro alterna entre o sono REM (movimento rápido dos olhos) e o sono não REM.

O sono não REM inclui três estágios separados. Durante o não-REM, as ondas cerebrais, os batimentos cardíacos e os movimentos dos olhos diminuem gradualmente.

No sono REM , seu cérebro é extremamente ativo. A frequência cardíaca e os movimentos dos olhos também aumentam.

O sonho lúcido, como a maioria dos sonhos, geralmente ocorre durante o sono REM.

Em um sonho lúcido, você sabe que está sonhando. Você está ciente de sua consciência durante o estado de sonho.

Cerca de 55% das pessoas já tiveram um ou mais sonhos lúcidos durante a vida. No entanto, sonhos lúcidos frequentes são raros. Apenas 23% das pessoas têm sonhos lúcidos pelo menos uma vez por mês.

Como ter sonhos lúcidos

Para explorar os sonhos lúcidos, tente as seguintes dicas:

Obtenha mais sono REM

Como os sonhos lúcidos geralmente acontecem durante o sono REM, passar mais tempo nesse estágio aumentará suas chances de ter sonhos lúcidos.

Você pode estender o sono REM dormindo o suficiente no geral. Quando você tem hábitos saudáveis ​​de sono, seu corpo pode passar por todos os quatro estágios do sono.

Para praticar uma boa higiene do sono :

  • Siga um cronograma de sono.
  • Exercício diário.
  • Evite eletrônicos antes de dormir.
  • Crie um ambiente relaxante para o sono.
  • Evite cafeína e álcool antes de dormir.

Mesmo que você não tenha um sonho lúcido, esses hábitos o ajudarão a ter um sono reparador.

Mantenha um diário de sonhos

Muitas pessoas usam um diário de sonhos, ou diário de sonhos, para ajudar nos sonhos lúcidos.

Escrever seus sonhos o força a lembrá-los. Acredita-se que isso ajude seu cérebro a se tornar mais consciente do sonho.

Para manter um diário de sonhos, mantenha um caderno e uma caneta ao lado da cama. Escreva o seu sonho assim que acordar. Leia seu diário regularmente para familiarizar seu cérebro com seus sonhos.

Pratique o teste de realidade

Seu nível de consciência é semelhante quando você está acordado e sonhando. Portanto, ao aumentar sua consciência durante o estado de vigília, você pode intensificá-la durante o estado de sonho.

O teste de realidade é uma maneira popular de fazer isso. Ele treina sua mente para reconhecer sua própria consciência enquanto você está acordado.

O método envolve fazer verificações da realidade ao longo do dia. À medida que o teste de realidade se torna um hábito, você será capaz de induzir a consciência enquanto sonha.

As verificações de realidade populares incluem:

  • Dedo na palma da mão.Empurre seus dedos contra a palma da mão oposta. Se eles passarem, você está sonhando.
  • Espelhos.Em um estado de sonho, seu reflexo não parecerá normal.
  • Aperto de nariz. Aperte seu nariz. Você será capaz de respirar se estiver em um sonho.
  • Lendo. Desvie o olhar do texto e volte a olhar para trás. Se você está sonhando, o texto mudará.
  • Tatuagens. Se você tem tatuagens, olhe para elas. Eles parecerão diferentes em um sonho.

Escolha um teste de realidade e faça-o várias vezes ao dia. Você pode ter que experimentar diferentes verificações de realidade para determinar qual funciona melhor para você.

Experimente técnicas de indução

Embora o sonho lúcido muitas vezes aconteça ao acaso, é possível iniciar o sonho lúcido por meio de técnicas de indução.

Esses métodos incluem:

  • Voltar a dormir. Acorde cinco horas após a hora de dormir. Quando você voltar a dormir, é mais provável que entre no sono REM enquanto ainda está consciente.
  • Indução mnemônica de sonhos lúcidos (MILD). Diga a si mesmo que você terá um sonho lúcido esta noite. Você pode fazer isso antes de dormir ou quando estiver acordado durante a WBTB.
  • Sonho lúcido iniciado pelo despertar (WILD). No WILD, você entra no sono REM quando está acordado, mantendo a consciência. Envolve ficar deitado até ter uma alucinação hipnagógica .

Para aumentar suas chances de ter sonhos lúcidos, use essas técnicas com testes de realidade e registro de sonhos.

Os benefícios dos sonhos lúcidos

O sonho lúcido tem vários benefícios potenciais:

Diminuir pesadelos

Embora pesadelos ocasionais sejam normais, pesadelos recorrentes podem ser cansativos. Eles podem interferir na qualidade consistente do sono.

Pesadelos frequentes geralmente afetam pessoas com:

  • estresse
  • ansiedade
  • depressão
  • privação de sono
  • distúrbios do sono, como narcolepsia
  • transtorno de estresse pós-traumático (PTSD)
  • medicamento
  • abuso de substância

O sonho lúcido pode proporcionar alívio ao reduzir pesadelos recorrentes.

Durante um sonho lúcido, você pode perceber que o pesadelo não é real. Também permite controlar o sonho, o que permite transformar um pesadelo em um cenário mais neutro ou agradável.

Aliviando a ansiedade

Ao diminuir os pesadelos, os sonhos lúcidos podem aliviar a ansiedade relacionada aos pesadelos. Também é usado para aliviar a ansiedade devido ao PTSD.

Também há evidências anedóticas de sonhos lúcidos ajudando na ansiedade geral, mas mais pesquisas científicas são necessárias.

Algumas pessoas dizem que permite superar a fonte de sua ansiedade.

Aumentando as habilidades motoras

Visualizar os movimentos físicos pode aumentar a capacidade real de executá-los. Isso pode ser feito durante um sonho lúcido, onde o sonhador pode praticar mentalmente as habilidades motoras.

Quando você realiza habilidades motoras enquanto sonha, o córtex sensório-motor do seu cérebro é ativado. Esta é a parte do cérebro que controla o movimento.

Nesse sentido, o sonho lúcido pode ajudar na reabilitação física de pessoas com deficiência física.

Também pode beneficiar pessoas sem deficiência física, melhorando o desempenho esportivo e outras habilidades motoras.

Aumentando a criatividade

O sonho lúcido pode potencialmente aumentar sua criatividade.

Normalmente, as pessoas mais criativas têm maior probabilidade de ter sonhos lúcidos. Isso pode ser devido à sua capacidade elevada de lembrar sonhos e visualizar eventos.

Mas, de acordo com relatos anedóticos, também funciona ao contrário. As pessoas afirmam que os sonhos lúcidos aumentam sua criatividade e imaginação.

Embora isso não tenha sido comprovado pela ciência, muitos indivíduos usam os sonhos lúcidos para aguçar sua criatividade.

Interpretando sonhos lúcidos

É possível interpretar um sonho lúcido, assim como faria com um sonho normal. A interpretação dos sonhos pode ajudá-lo a compreender a relevância dos seus sonhos.

Na verdade, as pessoas dizem que a interpretação dos sonhos é mais fácil durante um sonho lúcido. Sua consciência aumenta sua capacidade de observar o sonho enquanto ele acontece.

Os sonhos lúcidos também são mais vívidos, o que ajuda a lembrar os eventos e detalhes.

Para interpretar seus sonhos lúcidos, mantenha um diário de sonhos. Escrever seus sonhos o ajudará a descobrir temas significativos.

Também é recomendável manter um diário regular. Ao registrar seus sonhos e vida diária, você terá mais chances de encontrar conexões.

Os riscos do sonho lúcido

O sonho lúcido é geralmente considerado seguro, mas existem alguns riscos para pessoas com transtornos mentais.

Esses incluem:

  • Problemas de sono. Como as técnicas de sonho lúcido interrompem propositalmente o sono, pode ser difícil dormir o suficiente. O risco é maior se você tiver um distúrbio do sono.
  • Depressão e ansiedade. Problemas de sono podem intensificar os sintomas depressivos e a ansiedade.
  • Desrealização. A indução do sonho lúcido mescla a realidade e o sonho, tornando difícil determinar o que é real.
  • Dissociação. A sobreposição de realidade e sonho também pode causar a desconexão de seu entorno ou de si mesmo.

Considerações finais

Durante o sonho lúcido, você está ciente do seu sonho enquanto ele acontece. Em alguns casos, você pode controlar o enredo do sonho.

Se você gostaria de explorar os sonhos lúcidos, tente as dicas deste artigo. Os sonhos lúcidos podem reduzir potencialmente os pesadelos, aliviar a ansiedade e melhorar as habilidades motoras e a criatividade.

Tenha cuidado se você tiver um sono ou distúrbio mental. Tentar ter sonhos lúcidos apresenta vários riscos, incluindo interrupções do sono e desrealização. Converse com um terapeuta ou especialista em sono antes de tentar ter um sonho lúcido.

Algumas fontes:

Como usar o SilentIdea para ter sonhos lúcidos.

Por ser um programa que exibe mensagens subliminares na tela do micro enquanto a pessoa o utiliza nas suas atividades cotidianas, o SilentIdea pode ser usado para criar listas de mensagens que enviem comandos à mente subconsciente do mesmo tipo que o praticante de sonhos lúcidos envia nas sessões de auto-hipnose.

Sendo exposta regularmente a estas mensagens, a pessoa estará se autossugestionando mesmo quando não estiver praticando as sessões de auto-hipnose.

Caso queira conhecer o SilentIdea e incorporá-lo aos seus treinamentos para conseguir sonhos lúcidos, clique AQUI para baixá-lo gratuitamente e começar a usá-lo hoje mesmo.